Defensores Públicos-Gerais participam de reunião do Condege em Florianópolis

Defensores Públicos-Gerais participam de reunião do Condege em Florianópolis

09/12/2021 Notícias 0

A 57ª Reunião Ordinária do Condege – Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais foi realizada, na manhã desta quinta-feira (9 de outubro), no auditório do novo prédio da Defensoria Pública de Santa Catarina, no Centro de Florianópolis, para a discussão de temas de interesse institucional.

Ao cumprimentar todos os presentes, o Defensor Público-Geral de Santa Catarina, Renan Soares de Souza, ressaltou o fato de o encontro ser o primeiro a ser realizado no novo espaço. “Agradeço a presença de todos os colegas. Mudamos para este local em maio deste ano, e é uma grande honra que a primeira reunião neste espaço, ainda em formação, seja do nosso Conselho Nacional”, afirmou.

Entre outras temas constantes da pauta, a reunião tratou de questões como o Protocolo de Atuação Internacional em casos individuais que envolvam violações de Direitos Humanos, com apresentação do defensor Davi Quintanilha Failde de Azevedo (DPE-DP), e promoveu debate em torno da utilização da metodologia da constelação familiar no âmbito das Defensorias Públicas, com falas da defensora Jamile Gonçalves Serra Azul, da Comissão de Conciliação e Mediação da DPE-MS, favorável ao método, e da defensora Anne Teive Auras, coordenadora do NUDEM da Defensoria Pública de Santa Catarina e membra da Comissão de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher do Condege, contrária ao seu uso como serviço das Defensorias.

O encontro foi presidido pelo secretário-geral do Condege, o Defensor Público-Geral da Bahia, Rafson Saraiva Ximenes, e a mesa diretiva foi composta, ainda, pelo Defensor Público-Geral de SC, Renan Soares de Souza; pelo Defensor Público-Geral do Rio de Janeiro, Rodrigo Baptista Pacheco, secretário-adjunto do Conselho Nacional; e pelo Defensor Público-Geral do Mato Grosso, Clodoaldo Aparecido Gonçalves de Queiroz, coordenador das Comissões Especializadas do Condege.