Defensoria de Chapecó obtém decisão para que Estado e Município realizem cirurgia em mulher portadora de mioma do útero

Defensoria de Chapecó obtém decisão para que Estado e Município realizem cirurgia em mulher portadora de mioma do útero

29/09/2021 Notícias 0

A 7ª Defensoria Pública de Chapecó obteve decisão favorável, do juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca local, para que uma mulher com mioma do útero possa ter custeada, pelo Município de Chapecó e o Estado de Santa Catarina, uma cirurgia de histerectomia (retirada do útero) com anexectomia (retirada de ovários e trompas). O procedimento tem um custo médio de R$ 8.100,00.

De acordo com a defensora pública Micheli Andressa Alves, a mulher estava com o útero aumentado, tanto que, quando foi procurar atendimento da triagem da DPE, informou que seu útero pesava 12 quilos e encontrava-se sete vezes maior que o tamanho normal. Posteriormente, o médico que a acompanhava informou, por meio de um questionário, que o tamanho do órgão era de 10 a 15 vezes maior.

A cirurgia necessitava ser realizada com urgência pois, de acordo com o laudo médico, a demora poderia ocasionar complicações graves, como choque hemorrágico, dor intensa necrose por obstrução intestinal e agravamento de sintomas depressivos que ela apresentava, entre outras. Na decisão, o juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública deferiu o pedido de tutela de urgência, de natureza antecipada, para que o Município e o Estado forneçam, solidariamente, o procedimento cirúrgico necessário.