Defensoria de Lages faz atendimento com adolescente acompanhado pelo Serviço Vida Nova

Defensoria de Lages faz atendimento com adolescente acompanhado pelo Serviço Vida Nova

22/04/2021 Notícias 0

A defensora pública Mariana Carvalho dos Santos Macêdo, da 5ª Defensoria Pública de Lages, realizou atendimento com adolescente que está em acompanhamento pelo Serviço Vida Nova de execução de medida socioeducativa em meio aberto, numa parceria com a Secretaria de Assistência Social e de Habitação do município. 

A articulação de ações entre as instituições públicas por meio da construção de uma rede socioassistencial faz parte da Política Nacional de Assistência Social, garantindo a integralidade do atendimento dos usuários dos serviços. Em Lages, o Serviço Vida Nova é responsabilidade do Centro de Referência da Assistência Social – CREAS I, para a execução de medidas socioeducativas como prestação de serviços à comunidade e liberdade assistida, e de proteção, como o Projeto Cidadão do Trânsito.

Durante o acompanhamento dos adolescentes, é construído o Plano Individual de Atendimento – PIA, no qual são traçadas metas em conjunto com a família, para planejamento de um novo projeto de vida. Os encaminhamentos são pensados a partir da realidade de cada adolescente, garantindo sua proteção e responsabilização pelo ato infracional cometido.

De acordo com a defensora pública Mariana Macêdo, a parceria entre a Defensoria Pública e o serviço de Assistência Social do município de Lages vem se fortalecendo. “É importante essa soma de esforços para garantir que os socioeducandos tenham os seus direitos garantidos e preservados”, afirmou.

* Matéria elaborada a partir de texto da assistente social do Serviço Vida Nova, Priscila Furlan, e da coordenadora do CREAS I de Lages, Rozilane Vieira.