DEFENSORIA PÚBLICA DE SC INGRESSA COM AÇÃO PARA INTERDITAR CARCERAGEM DA CENTRAL DE PLANTÃO POLICIAL DE ITAJAÍ
Publicado: 23 Julho 2020
A Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina (DPE-SC) ingressou com uma ação civil pública para interditar a carceragem da Central de Plantão Policial (CPP) da Polícia Civil de Itajaí/SC. De acordo com o defensor público Fernando André Pinto de Oliveira Filho, a estrutura física das celas e as precárias condições de higiene colocam em risco a saúde e a vida de policiais, presos e demais pessoas que precisam se dirigir ao local, especialmente durante a pandemia mundial de COVID-19.
“Ali se verifica altíssimo risco de contágio. Não faz sentido que o poder púbico contrarie tantas normas sanitárias dentro de uma de suas repartições, enquanto outros agentes de segurança interditam estabelecimentos particulares por muito menos”, afirma o defensor público.
O delegado Adriano Spolaor, que coordena a Central, relatou, em ofício à DPE-SC, que entre a entrada e saída de presos não é realizada a limpeza da carceragem. Os custodiados permanecem no local por períodos de mais de 20 horas, sem cama, alimentação ou banho e se amontoam em um espaço que chega a menos de um metro quadrado por pessoa. Eles nem sequer recebem equipamentos de proteção por conta da pandemia.
O delegado regional da Polícia Civil em Itajaí, Márcio Colatto, também relatou, em ofício enviado à DPE-SC, que diversos policiais já foram afastados por suspeita ou confirmação de contaminação pelo novo coronavírus.

Bianca Backes
Assessora de imprensa
DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SANTA CATARINA
(48) 3665-6725 / (48) 98414-8268
Avenida Othon Gama D’Eça nº 622 – CEP 88015-240 – Florianópolis – SC