DEFENSORIA PÚBLICA DE SC INGRESSA COM AÇÃO PARA INTERDITAR CARCERAGEM DA CENTRAL DE PLANTÃO POLICIAL DE ITAJAÍ

DEFENSORIA PÚBLICA DE SC INGRESSA COM AÇÃO PARA INTERDITAR CARCERAGEM DA CENTRAL DE PLANTÃO POLICIAL DE ITAJAÍ

23/07/2020 Notícias 0

Publicado: 23 Julho 2020

A Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina (DPE-SC) ingressou com uma ação civil pública para interditar a carceragem da Central de Plantão Policial (CPP) da Polícia Civil de Itajaí/SC. De acordo com o defensor público Fernando André Pinto de Oliveira Filho, a estrutura física das celas e as precárias condições de higiene colocam em risco a saúde e a vida de policiais, presos e demais pessoas que precisam se dirigir ao local, especialmente durante a pandemia mundial de COVID-19.

“Ali se verifica altíssimo risco de contágio. Não faz sentido que o poder púbico contrarie tantas normas sanitárias dentro de uma de suas repartições, enquanto outros agentes de segurança interditam estabelecimentos particulares por muito menos”, afirma o defensor público.

O delegado Adriano Spolaor, que coordena a Central, relatou, em ofício à DPE-SC, que entre a entrada e saída de presos não é realizada a limpeza da carceragem. Os custodiados permanecem no local por períodos de mais de 20 horas, sem cama, alimentação ou banho e se amontoam em um espaço que chega a menos de um metro quadrado por pessoa. Eles nem sequer recebem equipamentos de proteção por conta da pandemia.

O delegado regional da Polícia Civil em Itajaí, Márcio Colatto, também relatou, em ofício enviado à DPE-SC, que diversos policiais já foram afastados por suspeita ou confirmação de contaminação pelo novo coronavírus.

Bianca Backes

Assessora de imprensa
DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SANTA CATARINA

(48) 3665-6725 / (48) 98414-8268

Avenida Othon Gama D’Eça nº 622 – CEP 88015-240 – Florianópolis – SC