Defensoria Pública participa da negociação para libertação de reféns em rebelião na Penitenciária Sul em Criciúma

O defensor público Diego Torres, titular da 5ª Defensoria Pública de Criciúma, participou da negociação para a libertação de três reféns, na manhã desta sexta-feira (14 de maio), na rebelião ocorrida na Penitenciária Sul, quando 10 apenados da galeria H renderam dois agentes prisionais e uma psicóloga da unidade, aproximadamente às 9h da manhã. A rebelião encerrou por volta das 14h.

Ao tomar conhecimento do motim, o defensor público Diego Torres entrou em contato com a juíza da Vara de Execuções penais e, logo após, se dirigiu até a Penitenciária Sul, localizada próxima à divisa entre os municípios de Criciúma e Araranguá. Juntamente com o representante da Comissão de Assuntos Prisionais da OAB local, Leonardo Henrique Mallmann, participou da negociação com os apenados rebelados e dirigentes do DEAP – Departamento Estadual de Administração Prisional para a libertação dos reféns mediante o encaminhamento das reivindicações dos presos.
Entre os pleitos estão a transferência dos presos que se rebelaram para outras unidades e reclamações quanto à superlotação na Penitenciária (que tem capacidade para 690 presos), queixas sobre a instauração de PADs – Procedimentos Administrativos Disciplinares a presos que estão perto de conseguirem a progressão para regime menos gravoso, escassez de alimentos, falta de incentivos à ressocialização (com a interrupção dos cursos profissionalizantes), além de questões sanitárias (presos sadios convivendo com presos com Covid-19).