Importância da rede de apoio para mulheres vítimas de violência foi tema da roda de conversa do NUDEM com trabalhadoras da Associação de Coletores de Materiais Recicláveis de Florianópolis

O Dia Internacional da Luta pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi comemorado ontem, 25 de novembro. E foi este o tema abordado pela coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres – NUDEM, defensora pública Anne Teive Auras, em roda de conversa com as trabalhadoras da Associação de Coletores de Materiais Recicláveis de Florianópolis – ACMR, na sede da Comcap do bairro Itacorubi.
As trabalhadoras de coleta de material reciclável conheceram um pouco mais sobre a atuação da Defensoria Pública na garantia dos direitos das mulheres, principalmente na assistência às mulheres em situação de violência. Em sua fala, a defensora Anne tratou do ciclo da violência, das formas que a violência doméstica pode assumir e de como agir cotidianamente de modo a prevenir e combater a violência contra as mulheres. Finalmente, falou sobre a rede de atendimento à mulher em situação de violência e do trabalho da Defensoria Especializada da Capital.
“A acolhida das mulheres da ACMR foi incrível. Todas nós conhecemos uma mulher que está em situação de violência e saber como identificar essa situação, como apoiar e agir para evitar o agravamento da violência é fundamental”, disse a Defensora. “Espaços como este, em que conversamos abertamente sobre a nossa criação, os valores patriarcais com os quais estamos acostumadas e a violência que muitas vezes naturalizamos, são fundamentais para perceber a importância da solidariedade entre as mulheres. Precisamos ser rede de apoio umas das outras. Tenho certeza que as trabalhadoras da ACMR estarão ainda mais unidas e fortalecidas após a nossa conversa de hoje”, afirmou a coordenadora d NUDEM.
Promovido pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres do Município de Florianópolis, o evento contou com a participação de Cleuse Soares (CPPM Florianópolis), Juliana Galliano (Fundação Somar) e Sandra Maria Raimundo (Diretora de Gestão do SUAS).