Importância da rede de apoio para mulheres vítimas de violência foi tema da roda de conversa do NUDEM com trabalhadoras da Associação de Coletores de Materiais Recicláveis de Florianópolis

Importância da rede de apoio para mulheres vítimas de violência foi tema da roda de conversa do NUDEM com trabalhadoras da Associação de Coletores de Materiais Recicláveis de Florianópolis

26/11/2021 Notícias 0

O Dia Internacional da Luta pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi comemorado ontem, 25 de novembro. E foi este o tema abordado pela coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres – NUDEM, defensora pública Anne Teive Auras, em roda de conversa com as trabalhadoras da Associação de Coletores de Materiais Recicláveis de Florianópolis – ACMR, na sede da Comcap do bairro Itacorubi.

As trabalhadoras de coleta de material reciclável conheceram um pouco mais sobre a atuação da Defensoria Pública na garantia dos direitos das mulheres, principalmente na assistência às mulheres em situação de violência. Em sua fala, a defensora Anne tratou do ciclo da violência, das formas que a violência doméstica pode assumir e de como agir cotidianamente de modo a prevenir e combater a violência contra as mulheres. Finalmente, falou sobre a rede de atendimento à mulher em situação de violência e do trabalho da Defensoria Especializada da Capital.

“A acolhida das mulheres da ACMR foi incrível. Todas nós conhecemos uma mulher que está em situação de violência e saber como identificar essa situação, como apoiar e agir para evitar o agravamento da violência é fundamental”, disse a Defensora. “Espaços como este, em que conversamos abertamente sobre a nossa criação, os valores patriarcais com os quais estamos acostumadas e a violência que muitas vezes naturalizamos, são fundamentais para perceber a importância da solidariedade entre as mulheres. Precisamos ser rede de apoio umas das outras. Tenho certeza que as trabalhadoras da ACMR estarão ainda mais unidas e fortalecidas após a nossa conversa de hoje”, afirmou a coordenadora d NUDEM.

Promovido pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres do Município de Florianópolis, o evento contou com a participação de Cleuse Soares (CPPM Florianópolis), Juliana Galliano (Fundação Somar) e Sandra Maria Raimundo (Diretora de Gestão do SUAS).