NIJID participa do lançamento do Protocolo da Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência em SC

NIJID participa do lançamento do Protocolo da Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência em SC

16/06/2021 Notícias 0

A Defensoria Pública de Santa Catarina, representada pela coordenadora do NIJID – Núcleo da Infância e Juventude, Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, participou, na manhã desta quarta-feira (16 de junho), da solenidade de lançamento do Protocolo da Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência no Estado de Santa Catarina.

O Protocolo PISC é um documento interinstitucional que visa ao fomento de uma rede de proteção, com a adoção de fluxos de trabalho específicos visando o atendimento humanizado, efetivo e integral à pessoa idosa vítima de violência.

“Trata-se de um relevante trabalho que coincide com um momento Institucional muito importante para a Defensoria Pública de Santa Catarina, com a implementação este ano do NIJID, que tem como um dos objetivos proteger esta tão importante parcela da população, para que ela seja vista e atendida de forma adequada, com compreensão, respeito, inclusão e incentivo à sua autonomia”, explica Sharon Simões.

Para a coordenadora do NIJID, a integração das instituições é um importante passo em busca de ferramentas específicas para a proteção dos idosos. “É preciso reconhecer que o envelhecimento é um fenômeno natural e que são necessárias políticas públicas que os contemplem pensando especialmente em situações preventivas. É necessário buscar, também, a conscientização de todos, evitando-se violações não só físicas, mas patrimoniais, psicológicas, sexuais e tantas outras a que estão expostas a população idosa”, diz.