NUDEM abre série de lives semanais, na quinta-feira, com debate sobre violência doméstica e pandemia

NUDEM abre série de lives semanais, na quinta-feira, com debate sobre violência doméstica e pandemia

02/03/2021 Notícias 0

Para as mulheres, todo dia é dia de luta. Mas o mês de março é especial: as celebrações relativas ao 8M (8 de março, Dia Internacional da Mulher) dão visibilidade à resistência das mulheres de todo o mundo contra todas as formas de violência, discriminação e violação aos seus direitos.

A fim de contribuir com o debate e fornecer às mulheres catarinenses informações sobre seus direitos e como acessá-los, o Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM), da Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina, realizará lives semanais, todas as quintas-feiras de março, sempre às 10h, com especialistas abordando temas de relevância para a vida das mulheres. As lives serão transmitidas pelo YouTube da Defensoria Pública e contarão com a apresentação e mediação da coordenadora do NUDEM, a defensora Anne Teive Auras.

Nesta quinta, dia 4, a jornalista Juliana Rabelo, do Portal Catarinas, vai falar sobre a reportagem “Um vírus, duas guerras”, desenvolvida em parceria com mídias independentes de todo o Brasil com o objetivo de levantar dados sobre a violência doméstica contra as mulheres durante a pandemia. E a professora aposentada e militante do Movimento Negro Unificado, Vanda Pinedo, irá abordar os impactos da violência doméstica sobre a vida das mulheres negras, mostrando como diferentes matrizes de opressão e dominação (racismo e sexismo) se entrecruzam e se imbricam, vulnerabilizando especialmente os corpos das mulheres negras.

Além disso, em cada live será lançada uma cartilha virtual informativa sobre o tema objeto do evento. As cartilhas conterão esclarecimentos sobre os seus direitos e os serviços que estão à sua disposição para exercê-los. Depois da live, as cartilhas serão disponibilizadas gratuitamente no site da Defensoria Pública.