NUDEM dá início ao cronograma anual de visitas aos equipamentos que compõem a rede de atendimento à mulher em situação de violência

NUDEM dá início ao cronograma anual de visitas aos equipamentos que compõem a rede de atendimento à mulher em situação de violência

03/02/2022 Notícias 0

Na tarde de quarta-feira (2 de fevereiro), o Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da Defensoria Pública (NUDEM) deu início ao seu calendário anual de vistorias e inspeções nos equipamentos públicos voltados ao acolhimento e atendimento às mulheres em situação de violência.

“Os Núcleos Especializados da Defensoria Pública contribuem com o planejamento, elaboração e monitoramento de políticas públicas que visam erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades sociais”, explica a coordenadora do NUDEM, defensora Anne Teive Auras. “No caso do NUDEM, essa atuação pode se dar no monitoramento e fiscalização das políticas e serviços voltados à promoção dos direitos das mulheres e à proteção das mulheres em situação de violência”, diz.

Nesse sentido, e em observância à abrangência territorial de atuação dos Núcleos Especializados na tutela coletiva, o NUDEM iniciou um cronograma de visitas aos equipamentos da rede de atendimento à mulher em situação de violência. As visitas se iniciaram em Florianópolis e, em um segundo momento, seguirão para São José e Palhoça.

Nesta quarta-feira, a defensora pública esteve na Casa de Passagem para Mulheres em Situação de Violência de Florianópolis, serviço de acolhimento institucional que oferece abrigo provisório, inserido na comunidade, para mulheres adultas em situação de rua e/ou violência,  acompanhadas ou não de seus filhos, e que necessitam de proteção em ambiente seguro.