NUDEM E CECADEP ENCERRAM CICLO DE ENCONTROS SOBRE DIREITO DAS FAMÍLIAS COM PERSPECTIVA DE GÊNERO

NUDEM E CECADEP ENCERRAM CICLO DE ENCONTROS SOBRE DIREITO DAS FAMÍLIAS COM PERSPECTIVA DE GÊNERO

21/07/2022 Notícias 0

Nessa quarta-feira, 20 de julho, realizou-se o terceiro e último Encontro de Direito das Famílias com Perspectiva de Gênero, que reuniu defensoras(es), servidoras(es) e estagiárias(os) que atuam na área da família para discutir temas como a reprodução de estereótipos de gênero nos processos de família, a litigância abusiva, a designação de audiências de mediação e conciliação em casos que envolvem violência doméstica e o impacto diferenciado da lei da alienação parental sobre as mães.


A série de encontros, organizada pelo Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM) com apoio do Centro de Estudos, Capacitação e Aperfeiçoamento da Defensoria Pública (CECADEP), teve como facilitadoras as defensoras públicas Luisa Rotondo Garcia, atuante em Brusque; Juliane Schlichting, atuante em Joinville; e Anne Teive Auras, coordenadora do NUDEM.


“A Defensoria Pública é uma instituição que, por expressa dicção constitucional, tem a função de promover os direitos humanos. E as defensoras e defensores públicos promovem os direitos humanos todos os dias, na atuação cotidiana em cada processo, na elaboração de cada petição, em cada atendimento individual. Por isso são tão importantes essas iniciativas de capacitação e formação das membras e membros. A atuação na área da família, por exemplo, precisa estar atenta ao direito internacional dos direitos humanos, aos direitos humanos das mulheres, não pode ser revitimizadora, não pode reproduzir violência institucional”, explica a coordenadora do NUDEM. “Esses encontros foram muito importantes para trazer para o debate questões importantes relacionados à promoção dos direitos das mulheres e que precisam ser conhecidos não apenas por quem atua na violência doméstica, mas por todas e todos que compõem a instituição”, conclui. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *