NUDEM e CECADEP realizam assembleia virtual sobre as condições de trabalho das mulheres na Defensoria Pública

NUDEM e CECADEP realizam assembleia virtual sobre as condições de trabalho das mulheres na Defensoria Pública

14/05/2021 Notícias 0

Em março, o NUDEM – Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres, em parceria com o CECADEP – Centro de Estudos, de Capacitação e de Aperfeiçoamento, deu início a uma pesquisa sobre as condições de trabalho das mulheres na Defensoria Pública. Na ocasião, foi enviado um formulário para defensoras(es), servidoras(es) e estagiárias(os), com perguntas a respeito das suas rotinas de trabalho, dedicação aos trabalhos domésticos e de cuidado, bem como suas percepções sobre situações de discriminação e desigualdade de gênero no ambiente de trabalho, entre outros. 

Após a análise e compilação das mais de 130 respostas ao formulário, o NUDEM e o CECADEP apresentaram os resultados da pesquisa em assembleia virtual realizada na tarde de ontem, 13 de maio. Na assembleia, que contou com defensoras(es), servidoras(es) e estagiárias(os) de todo o Estado, debateu-se sobre temas como maternidade e (tele)trabalho, assédio e discriminação, representatividade das mulheres nos espaços de poder e decisão, temáticas a serem abordadas em eventos e capacitações etc.

“A assembleia inaugurou um importante espaço de participação na Defensoria, com a exposição dos resultados da pesquisa e em seguida a discussão sobre as condições de trabalho, especialmente das mulheres, na Defensoria Pública. Penso que, tão importante quanto se pensar em quais medidas institucionais serão adotadas para melhorias nas condições de trabalho, é também se pensar na forma pela qual isso será feito”, disse a estagiária de pós-graduação Fernanda Ceccon Ortolan, que integra a equipe do NUDEM. “Espaços de ampla participação, como essa assembleia, são essenciais na construção de políticas na instituição e devem ser incentivados sempre que possível”, complementa Fernanda.