NUDEM ministra oficina de capacitação sobre a Procuradoria Especial da Mulher para a Bancada Feminina da Alesc

NUDEM ministra oficina de capacitação sobre a Procuradoria Especial da Mulher para a Bancada Feminina da Alesc

10/08/2021 Notícias 0

A coordenadora do NUDEM – Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulheres, da Defensoria Pública de Santa Catarina, defensora Anne Teive Auras, ministrou, na segunda-feira (9 de agosto), uma oficina de capacitação sobre a Procuradoria Especial da Mulher, voltada às deputadas e às assessoras legislativas da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa. 

A defensora foi convidada pela Bancada Feminina para falar sobre o papel da recém-criada Procuradoria da Mulher no âmbito das políticas públicas para mulheres e no enfrentamento à violência. A capacitação foi acompanhada pelas deputadas Luciane Carminatti e Ada de Luca, e pelas assessoras de todas as cinco deputadas que compõem a Bancada Feminina (além das já citadas, as deputadas Paulinha, Dirce Heiderscheidt, Marlene Fengler).

Em sua fala, a defensora abordou a construção dos direitos das mulheres, a condição jurídica das mulheres na legislação brasileira e internacional, o papel da Procuradoria Especial da Mulher na consolidação das políticas públicas e na rede de atendimento à mulher em situação de violência e, ainda, fez sugestões sobre possíveis atividades a serem desenvolvidas pelo órgão. Ao final, o grupo debateu sobre o machismo enraizado na sociedade, a necessidade de solidariedade política entre as mulheres e a importância da educação na desconstrução de padrões estereotipados de gênero – os quais, no entender da defensora, estão na raiz da violência e da discriminação contra as mulheres.