NUDEM participa de encontro da Procuradoria da Mulher com representantes de câmaras municipais de todo o Estado na Alesc

NUDEM participa de encontro da Procuradoria da Mulher com representantes de câmaras municipais de todo o Estado na Alesc

29/10/2021 Notícias 0

A Procuradoria da Mulher é um órgão vinculado ao Legislativo que busca promover a igualdade de gênero e os direitos das mulheres, recebendo e encaminhando denúncias de casos de violência contra as mulheres, fiscalizando e acompanhando a execução de políticas para mulheres, promovendo eventos de conscientização e pesquisas sobre o tema. 

Recentemente, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina instituiu a sua Procuradoria Especial da Mulher, que atualmente é exercida pela procuradora deputada Ada de Luca e pela subprocuradora deputada Marlene Fengler. As câmaras municipais também podem criar suas Procuradorias da Mulher, para fortalecer a rede de atendimento à mulher dos seus municípios e contribuir para uma maior participação das mulheres na política.

Para debater sobre esse tema, a ALESC, por meio da sua Bancada Feminina, promoveu o Encontro Estadual de Procuradorias da Mulher na última quarta-feira, dia 27. O evento contou com representantes de Câmaras Municipais de todo o Estado, além das deputadas estaduais Ada de Luca, Marlene Fengler, Luciane Carminatti e Dirce Heiderscheidt.

A coordenadora do NUDEM – Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da Defensoria Pública, Anne Teive Auras, foi convidada para palestrar sobre o papel da Procuradoria e o fluxo de atendimento aplicado pela Procuradoria Estadual. Além de todas e todos os presentes no auditório Antonieta de Barros, na ALESC, sua fala foi transmitida ao vivo pelo YouTube da ALESC.

Todas as vereadoras e demais participantes do evento receberam as cartilhas sobre direitos das mulheres elaboradas pelo NUDEM, para conhecimento e divulgação em seus municípios. Além disso, receberam informações sobre como implementar e manter uma Procuradoria na sua Câmara Municipal.