NUDEM participa de roda de conversa sobre assédio e discriminação de gênero no trabalho

NUDEM participa de roda de conversa sobre assédio e discriminação de gênero no trabalho

15/04/2021 Notícias 0

Assédio e discriminação de gênero no ambiente de trabalho. Esse foi o tema de uma roda de conversas realizada na tarde de hoje, 15 de abril, com a participação do NUDEM – Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da Defensoria Pública de Santa Catarina e de representantes do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa (SINDALESC) e da Escola da ALESC.

A convite da servidora Aline Ravara, vice-presidenta do SINDALESC, a coordenadora do NUDEM, defensora Anne Teive Auras, falou sobre as funções da Defensoria Pública e do NUDEM, abordou dados e pesquisas relacionadas ao assédio moral, ao assédio sexual e à discriminação de gênero no trabalho e, ao final, indicou possíveis caminhos que as instituições podem trilhar para enfrentar essa realidade tão comum no espaço laboral.

“O que se percebe é que, além de sofrerem mais os impactos da sobrecarga de trabalho doméstico e de cuidado (trabalho reprodutivo), as mulheres são as maiores vítimas de constrangimento, assédio e outras formas de discriminação no ambiente laboral”, explica a defensora. “Nesse sentido, é muito importante que se promova uma mudança de cultura institucional e corporativa, com ações preventivas de conscientização sobre situações de assédio e discriminação de gênero, para romper o silêncio das vítimas e criar um ambiente de trabalho mais acolhedor e igualitário”, diz Anne Teive Auras.