NUDEM participa do 1º Encontro da Jornada das Mulheres Catarinenses

NUDEM participa do 1º Encontro da Jornada das Mulheres Catarinenses

06/04/2021 Notícias 0

Na manhã desta terça-feira (dia 6 de abril), a coordenadora do NUDEM, Anne Teive Auras, participou do 1º Encontro da Jornada das Mulheres Catarinenses, organizado pela FECAM em parceria com a Bancada Feminina da Assembleia Legislativa de SC, Defensoria Pública, Gerência da Mulher da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e UVESC – União dos Vereadores de Santa Catarina. Na ocasião, debateu-se sobre a rede de atendimento às mulheres nos municípios, sendo que a defensora Anne abordou o papel da Defensoria Pública na assistência às mulheres em situação de violência.

Partindo das funções institucionais da Defensoria Pública e destacando os dados referentes à violência contra as mulheres em Santa Catarina, a coordenadora do NUDEM destacou a importância da articulação da rede de atendimento nos municípios para a garantia de direitos das mulheres e promoção de sua autonomia, como formas de enfrentamento à violência.

“A atuação em favor das mulheres em situação de violência precisa ser articulada, integrada e multidisciplinar, para evitar a revitimização da mulher e garantir que ela terá uma rede de serviços para apoiá-la e fortalecê-la. Para isso, é fundamental que os serviços de saúde, de assistência social, o sistema de Justiça e o sistema de Segurança Pública se conheçam, se comuniquem, sentem-se para dialogar e estabelecer fluxos de atendimento. O encontro de hoje teve esse objetivo: aproximar os serviços que compõem a rede de atendimento, sempre com vistas a qualificar a assistência à mulher”, disse a defensora Anne Teive Auras.

O evento foi apresentado pela diretora-executiva da FECAM, prefeita Sissi Blind, e contou com a participação da médica Rosaura de Oliveira Rodrigues, da assistente social Janice Merigo, da gerente de Políticas para Mulheres da SDS, Fabiana de Souza e da presidenta do CEDIM –  Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Celia Fernandes.