NUDEM promove reunião da Rede Municipal de Atendimento para qualificar assistência à mulher em situação de violência em Florianópolis

NUDEM promove reunião da Rede Municipal de Atendimento para qualificar assistência à mulher em situação de violência em Florianópolis

13/07/2021 Notícias 0

Na tarde desta terça-feira (dia 13), o Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM), em conjunto com a Defensoria especializada de assistência à mulher em situação de violência da Capital (defensora pública Lorena de Sá Ribeiro Cardozo e analista jurídica Soraya Heideinreich Schmitt), realizou reunião virtual com a rede de atendimento às mulheres de Florianópolis. O objetivo era expor as atividades da Defensoria especializada, estabelecer fluxo de encaminhamento das usuárias e tirar dúvidas das representantes da rede a respeito das funções da Defensoria Pública. 

Participaram da reunião representantes das Delegacia Especializada da Capital (DPCAMI), da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Centro de Referência especializado (CREMV), dos CRAS e CREAS, da Casa-Abrigo para Mulheres, do IGP/IML, das unidades de saúde integrantes da rede de atendimento às vítimas de violência sexual e do Conselho Municipal de Direitos da Mulher. Além disso, foram representadas na reunião as deputadas que compõem a Bancada Feminina da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e o Observatório da Violência contra a Mulher (OVM).

“A articulação da rede de atendimento é fundamental para que o acolhimento às mulheres em situação de violência seja qualificado, humanizado e não revitimizador”, explica a defensora coordenadora do NUDEM, Anne Teive Auras. “A Defensoria faz parte dessa rede e pretende impulsionar essa articulação, promovendo espaços horizontais de diálogo com as/os profissionais e definindo fluxos para o encaminhamento das mulheres que precisam de atendimento nos variados serviços”.