NUDEM recomenda que gestantes e puérperas sem comorbidades sejam vacinadas contra a Covid-19

NUDEM recomenda que gestantes e puérperas sem comorbidades sejam vacinadas contra a Covid-19

04/06/2021 Notícias 0

O Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da Defensoria Pública de Santa Catarina – NUDEM expediu, na última quarta-feira (2 de junho), recomendação à Secretaria Estadual de Saúde visando à inclusão, no Plano Estadual de Imunização, das gestantes e puérperas sem comorbidades.

No documento, o NUDEM argumenta que a decisão do Ministério da Saúde de excluir as gestantes e puérperas sem comorbidades do Plano Nacional de Imunização foi adotada sem fundamento técnico-científico e que a vacinação desse grupo pode ser retomada, utilizando-se de imunizantes alternativos ao da fabricante Oxford/Astrazeneca (como as vacinas da Pfizer e da Coronavac).

O documento aponta, ainda, os índices alarmantes de mortalidade materna por Covid-19 no Brasil, que já eram muito elevados em 2020 e vêm crescendo exponencialmente, de acordo com dados do Observatório de Mortalidade Materna por Covid-19. A recomendação pontua que as gestantes e puérperas sem comorbidades compõem o único grupo de risco que foi excluído do Plano de Imunização, sem que as evidências científicas subsidiem tal decisão.

A íntegra da Recomendação pode ser lida no link https://bit.ly/3w57OEJ