Renan Soares de Souza e Dayana Luz tomam posse na Administração Superior da Defensoria Pública do Estado

Ao tomar posse como novo Defensor Público-Geral do Estado de Santa Catarina, em solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (16), Renan Soares de Souza lembrou dos seus primeiros tempos como estagiário do juizado especial em Mondaí, no Oeste catarinense, onde aprendeu que a Justiça não se realiza no litígio, mas na conciliação, por meio do diálogo, e que, depois de ter passado pelo Ministério Público, onde aprendeu a importância da atuação coletiva, se realizou profissionalmente na Defensoria Pública.
“É na Defensoria Pública que me realizo e que o Direito faz sentido, pois é tratado como um instrumento para o avanço civilizatório e para as lutas do povo necessitado. O senso comum e a crença da neutralidade da lei e pela lei são postos de lado para a assunção de uma posição crítica do direito. Atuando em favor dos mais necessitados e vulneráveis, a Defensoria luta, propõe causas impossíveis, aponta os abusos do poder e as injustiças. A Defensoria não se propõe a ser neutra. Tem lado. Está do lado dos mais fracos”, afirmou Renan Soares de Souza.

Na solenidade transmitida pelo canal do YouTube da Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina, tomou posse também a Subdefensora Pública-Geral, Dayana Luz, que destacou o fato de o governador do Estado, que assistiu à posse por videoconferência, ter a sensibilidade de ouvir a voz dos defensores públicos e escolher o mais votado entre os nomes que compunham a lista tríplice.
“Chegou o momento, Renan, de juntos efetivarmos as mudanças que tanto planejamos para a Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina: uma Defensoria mais autônoma, mais ligada aos movimentos sociais e mais atuante nas demandas coletivas. Em um ano assolado por uma pandemia, em que temos que aprender a nos reinventar, tenho certeza que a instituição não poderia ser guiada por um defensor público mais competente”, disse Dayana Luz.

O governador Carlos Moisés da Silva destacou o importante papel desempenhado pela Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina em levar a Justiça para aqueles que mais necessitam.
“Afiançamos aqui o compromisso de estar junto com a Defensoria e a OAB para promover o acesso à Justiça e aos direitos fundamentais de todos os cidadãos. A Defensoria dá atenção jurídica a quem mais precisa. É de nosso interesse construir caminhos de diálogo, que podem ser muito mais importantes que a judicialização.Consideramos importante que todos nós estejamos empenhados no compromisso com a verdade e o interesse público. Dessa forma, nos irmanarmos para que Defensoria catarinense seja um exemplo a ser seguido pela nação brasileira”, afirmou o governador.

Renan Soares de Souza tomou posse em substituição ao até então Defensor Público Geral, João Joffily Coutinho, que em seu discurso de despedida enumerou as medidas adotadas para garantir o atendimento à população neste período da pandemia. Também participaram virtualmente da solenidade de posse o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, João Henrique Blasi, representando o presidente do TJSC, desembargador Ricardo Roesler; o procurador-geral de Justiça do Estado, Fernando da Silva Comim; o procurador-geral do Estado, Alissom Bom de Souza; a presidenta do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais – Condege, Maria de Napoli; a secretária-geral da OAB-SC, Luciane Regina Mortari Zechini.
Também estavam presentes o ex-Subdefensor Público-Geral, Anderson de Oliveira Ouriques; o Subcorregedor-geral da DPE, Daniel Deggau Bastos; o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado, Tauser Ximenes Farias, e a presidente da Associação dos Servidores da Defensoria Pública do Estado, Mayara Beckhauser. Também esteve presente a esposa do novo Defensor Público-Geral, Juliana Zulmara Mayer.
