Renan Soares de Souza e Dayana Luz tomam posse na Administração Superior da Defensoria Pública do Estado

Renan Soares de Souza e Dayana Luz tomam posse na Administração Superior da Defensoria Pública do Estado

Notícias Uncategorized 0

Ao tomar posse como novo Defensor Público-Geral do Estado de Santa Catarina, em solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (16), Renan Soares de Souza lembrou dos seus primeiros tempos como estagiário do juizado especial em Mondaí, no Oeste catarinense, onde aprendeu que a Justiça não se realiza no litígio, mas na conciliação, por meio do diálogo, e que, depois de ter passado pelo Ministério Público, onde aprendeu a importância da atuação coletiva, se realizou profissionalmente na Defensoria Pública.

“É na Defensoria Pública que me realizo e que o Direito faz sentido, pois é tratado como um instrumento para o avanço civilizatório e para as lutas do povo necessitado. O senso comum e a crença da neutralidade da lei e pela lei são postos de lado para a assunção de uma posição crítica do direito. Atuando em favor dos mais necessitados e vulneráveis, a Defensoria luta, propõe causas impossíveis, aponta os abusos do poder e as injustiças. A Defensoria não se propõe a ser neutra. Tem lado. Está do lado dos mais fracos”, afirmou Renan Soares de Souza.

Renan Soares de Souza e Dayana Luz assinam o termo de posse

Na solenidade transmitida pelo canal do YouTube da Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina, tomou posse também a Subdefensora Pública-Geral, Dayana Luz, que destacou o fato de o governador do Estado, que assistiu à posse por videoconferência, ter a sensibilidade de ouvir a voz dos defensores públicos e escolher o mais votado entre os nomes que compunham a lista tríplice. 

“Chegou o momento, Renan, de juntos efetivarmos as mudanças que tanto planejamos para a Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina: uma Defensoria mais autônoma, mais ligada aos movimentos sociais e mais atuante nas demandas coletivas. Em um ano assolado por uma pandemia, em que temos que aprender a nos reinventar, tenho certeza que a instituição não poderia ser guiada por um defensor público mais competente”, disse Dayana Luz.

O governador Carlos Moisés da Silva destacou o importante papel desempenhado pela Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina em levar a Justiça para aqueles que mais necessitam. 

“Afiançamos aqui o compromisso de estar junto com a Defensoria e a OAB para promover o acesso à Justiça e aos direitos fundamentais de todos os cidadãos. A Defensoria dá atenção jurídica a quem mais precisa. É de nosso interesse construir caminhos de diálogo, que podem ser muito mais importantes que a judicialização.Consideramos importante que todos nós estejamos empenhados no compromisso com a verdade e o interesse público. Dessa forma, nos irmanarmos para que Defensoria catarinense seja um exemplo a ser seguido pela nação brasileira”, afirmou o governador. 

Renan Soares de Souza tomou posse em substituição ao até então Defensor Público Geral, João Joffily Coutinho, que em seu discurso de despedida enumerou as medidas adotadas para garantir o atendimento à população neste período da pandemia. Também participaram virtualmente da solenidade de posse o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, João Henrique Blasi, representando o presidente do TJSC, desembargador Ricardo Roesler; o procurador-geral de Justiça do Estado, Fernando da Silva Comim; o procurador-geral do Estado, Alissom Bom de Souza; a presidenta do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais – Condege, Maria de Napoli; a secretária-geral da OAB-SC, Luciane Regina Mortari Zechini. 

Também estavam presentes o ex-Subdefensor Público-Geral, Anderson de Oliveira Ouriques; o Subcorregedor-geral da DPE, Daniel Deggau Bastos; o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado, Tauser Ximenes Farias, e a presidente da Associação dos Servidores da Defensoria Pública do Estado, Mayara Beckhauser. Também esteve presente a esposa do novo Defensor Público-Geral, Juliana Zulmara Mayer.