Reunião presidida pelo NUDEM trata do acesso das mulheres catarinenses a métodos contraceptivos

Reunião presidida pelo NUDEM trata do acesso das mulheres catarinenses a métodos contraceptivos

23/08/2021 Notícias 0

Nesta segunda-feira (23), a coordenadora do NUDEM – Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres, defensora Anne Teive Auras, presidiu reunião para tratar sobre o acesso das mulheres catarinenses a métodos contraceptivos. Na ocasião, foram abordados temas relacionados ao planejamento sexual e reprodutivo em Santa Catarina, o procedimento de distribuição de contraceptivos e preservativos, o papel da atenção primária e o fluxo da assistência.

Na reunião, abordou-se, ainda, os grupos de medicamentos que compõem o Programa Saúde da Mulher e os procedimentos para entrega de medicamentos e insumos por parte da Secretaria Estadual de Saúde às Regionais de Saúde. Também foram discutidas questões pontuais relacionadas à dificuldade de acesso a determinados métodos contraceptivos nos municípios.

A reunião contou com a participação da diretora de Atenção Primária da Secretaria Estadual de Saúde, Jane Laner Cardoso, e de representantes do Núcleo de Saúde da Mulher, das Gerências Técnica e de Distribuição de Medicamentos da Diretoria de Assistência Farmacêutica e, ainda, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/SC).