Van dos Direitos da Defensoria Pública presta atendimento às pessoas em situação de rua no Centro de Florianópolis

Van dos Direitos da Defensoria Pública presta atendimento às pessoas em situação de rua no Centro de Florianópolis

10/11/2021 Notícias Uncategorized 0

Cedo na manhã desta quarta-feira (10 de novembro), o NUCIDH – Núcleo de Cidadania, Igualdade, Diversidade, Direitos Humanos e Coletivos, da Defensoria Pública de Santa Catarina, esteve com a Van dos Direitos no Largo da Catedral de Florianópolis, ao lado da escadaria, prestando atendimento jurídico às pessoas em situação de rua.

Com a Van dos Direitos, recentemente entregue pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a Defensoria Pública de Santa Catarina consegue chegar até onde está a população vulnerável como, no caso, as pessoas em situação de rua que recebem, na primeira hora da manhã, um café e um sanduíche fornecido por uma organização social.

A coordenadora do NUCIDH, defensora pública Ana Paula Fischer, junto com a estagiária do núcleo especializado, Natália Junqueira Costa  e a advogada representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SC, Betania Cassol, colheram depoimentos de alguns pessoas em situação de rua e prestaram orientação jurídica sobre processos e casos envolvendo questões de família.

De acordo com a defensora pública Ana Paula Fischer, a intenção é realizar periodicamente estes atendimentos. “A Van dos Direitos permite chegarmos onde está a extrema vulnerabilidade. É ali que a Defensoria deve estar presente de modo a capilarizar o atendimento humanizado e integral àqueles que, muitas vezes, sequer possuem conhecimento de seus direitos”, afirmou.