Cartilhas


Defensoria Pública de SC lança cartilha para orientar famílias que estão na iminência de serem despejadas.

A Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina (DPE-SC) lançou uma cartilha para orientar famílias que vivem de aluguel e que estão na iminência de serem despejadas por falta de pagamento. A distribuição do material faz parte de uma campanha do Grupo de Apoio às Pessoas em Vulnerabilidade (GAPV) em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Florianópolis, que deve ser ampliada a outros municípios nas próximas semanas.

O objetivo não é incentivar a inadimplência, mas assegurar o direito à negociação, especialmente de quem está em uma situação difícil por conta da crise econômica agravada pela pandemia.

A coordenadora do GAPV, a defensora pública Ana Paula Fao Fischer, explica que é importante auxiliar as pessoas a conhecerem seus direitos quanto à locação, especialmente nos vínculos mais precários em que não há contrato por escrito. “Mesmo nesses casos, os direitos são garantidos. O que queremos é esclarecer quais são os instrumentos de negociação que podem evitar um despejo antes mesmo de existir uma ação judicial”, explica.

A defensora pública responsável pela cartilha, Juliane Schlichting, acrescenta que outro intuito é evitar que famílias inteiras acabem em situação de rua. “Sabemos que a população nessa situação já aumentou, devido à crise, e que os abrigos disponíveis nos municípios não são adequados para crianças, por exemplo”, alerta Juliane.

Bianca Backes
Assessora de imprensa
DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SANTA CATARINA
(48) 3665-6725 / (48) 98414-8268
Avenida Othon Gama D’Eça nº 622 – CEP 88015-240 – Florianópolis – SC


Veja Também





Fale conosco
Acesse nossos canais.

Buscar por Termo:


Buscar em:


Notícias - Data:

De:
Até:

Agenda - Data:

De:
Até: