"Uma das atribuições dos núcleos especializados das Defensorias Públicas é justamente promover essa troca de teses, práticas e experiências que podem ajudar a aprimorar e a qualificar a atuação cotidiana das defensoras e dos defensores públicos em áreas específicas", explica a defensora catarinense.
A capacitação iniciou com mesa composta pela psicóloga Keila Antônio e pela assistente social Elaine França, que discutiram gênero e violência contra as mulheres. Após, a defensora Anne Auras palestrou sobre assistência pela Defensoria Pública às mulheres em situação de violência, em mesa coordenada pela defensora pública do Mato Grosso do Sul Edmeiry Broch. Por fim, a defensora pública de São Paulo Nálida Coelho Monte palestrou sobre a defesa dos direitos sexuais e reprodutivos, ao lado da defensora pública sul-mato-grossense Thais Dominato.
O evento foi idealizado pelo NUDEM da DPEMS, atualmente coordenado pela defensora pública Zeliana Sabala, que compôs a mesa de abertura ao lado do Defensor Público-Geral, Pedro Paulo Gasparini, e do diretor da Escola Superior da Defensoria Pública do Mato Grosso do Sul, Igor César Linjardi.
"Foi uma oportunidade para realização de debates qualificados sobre a assistência jurídica às mulheres e às meninas brasileiras e isso contribui não apenas para um aprimoramento da prestação dos serviços defensoriais naquele Estado, mas também em Santa Catarina, já que essa troca de saberes é fundamental", observa Anne.