NOTÍCIAS


Defensoria Pública garante direito de vaga em creche municipal para bebê de 11 meses em Joinville

06 de Fevereiro, 2023


Atuação da unidade da Defensoria Pública na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em parceria com a 5ª DPE de Joinville, garantiu que assistida conseguisse vaga para o filho em creche municipal após espera de um ano.

A assistida pela Defensoria Pública é mãe solo de uma criança de 11 meses de idade. Por não ter família próxima para ajudá-la com o filho, foi necessário buscar vaga em uma creche municipal, para que pudesse procurar um emprego. 

Em abril de 2022, a assistida solicitou uma vaga para creche no período vespertino, no entanto, o município de Joinville não atendeu ao pedido. Em janeiro de 2023, ela realizou o procedimento de pré-matrícula em dois centros de educação infantil diferentes, mas foi colocada em fila de espera. 

Após aguardar durante quase um ano e não conseguir vaga para o filho na creche, em 2023 a mulher procurou auxílio da Defensoria Pública, já que não teria condições de permanecer em casa com a criança sem trabalhar. 

O defensor público Tauser Ximenes Farias, em parceria com o defensor Vinicius Ignácio da 5° Defensoria Pública de Joinville, propôs uma ação de obrigação de fazer contra o município do Norte do Estado. O juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Joinville determinou que a administração pública disponibilize à assistida a vaga em um prazo de até 30 dias, sob pena de sequestro de valores.






Fale conosco
Acesse nossos canais.

Buscar por Termo:


Buscar em:


Notícias - Data:

De:
Até:

Agenda - Data:

De:
Até: