A Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina (DPESC), representada pela coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM), a defensora pública Anne Teive Auras, participou, na última quinta-feira (20), de uma sessão no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) com a ministra das Mulheres do Governo Federal, Cida Gonçalves.
Na ocasião, foram discutidos os avanços obtidos na sistematização e na disponibilização dos dados sobre violência contra as mulheres em Santa Catarina e sobre a rede de atendimento às mulheres, bem como a legislação relacionada às políticas para mulheres de cada município catarinense.
A defensora Anne, que também é vice-coordenadora do comitê gestor do Observatório da Violência contra a Mulher (OVM), relatou a história da construção do OVM e os desafios para o aprofundamento e a ampliação do órgão, enfatizando a importância da produção de dados e de estatísticas para melhor compreensão do fenômeno da violência de gênero. "Só assim as políticas públicas de enfrentamento a essa forma de violência serão elaboradas e monitoradas de forma eficaz", explica.
Ao final da fala, a coordenadora do NUDEM colocou a DPESC à disposição das autoridades presentes, notadamente da ministra das Mulheres, para a consolidação de políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres, ao machismo e à misoginia.
Além da ministra e da defensora catarinense, dividiram a mesa durante a sessão as deputadas estaduais Luciane Carminatti e Paulinha, a deputada federal Ana Paula Lima e a secretária estadual de Assistência Social, Alice Kuerten.