O Defensor Público-Geral, Renan Soares de Souza, destaca que, durante os últimos dez anos, todos os envolvidos no processo de instalação institucional enfrentaram inúmeros desafios. Para ele, os defensores, defensoras e primeiros servidores, que foram homenageados durante o evento, acreditaram na possibilidade de superar os obstáculos e de fortalecer o acesso à Justiça dos catarinenses por meio da Defensoria Pública.
"É notório que o atendimento especializado e qualificado da instituição é cada vez mais reconhecido pelo trabalho realizado. Portanto, é fundamental que a Defensoria Pública seja adequadamente estruturada e que os serviços alcancem um número maior de pessoas", complementa Souza.
Além dos membros e dos servidores da instituição, que receberam placas comemorativas pelos dez anos de atuação, o evento homenageou três figuras importantes para a Defensoria Pública: Ivan Cesar Ranzolin, o primeiro Defensor Público-Geral de Santa Catarina; Sadi Lima, o primeiro Subdefensor Público-Geral de Santa Catarina; e José Eduardo Cardozo, Ministro da Justiça do Brasil entre 2011 e 2016 e que esteve presente na solenidade de posse dos primeiros membros da DPESC realizada no ano de 2013.