NOTÍCIAS


PATRIMÔNIO HISTORICO

03 de Junho, 2022


A casa tem a data de construção aproximada de 1895 e o tombamento se deu em 5 de abril de 2004, conforme ata de no 21/2004 da Comissão de Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Natural do Município. A edificação se insere no conjunto arquitetônico considerado de relevância na formação urbana de Joinville, pois a arquitetura enxaimel, provavelmente de 1895, foi herdada da colonização germânica o que revela o valor estético, histórico e cultural, devidamente reconhecido pelo tombamento e pareceres técnicos que precederam a deliberação do tombamento.

O proprietário da casa é o próprio MUNICÍPIO DE JOINVILLE, todavia, a assistida da Defensoria Pública, é a legítima possuidora desde 1966, porém não possui renda superior à metade do salário mínimo e não tem conseguido PRESERVAR A CASA como patrimônio cultural.

Há décadas a assistida vem sofrendo DIFICULDADES para manter o imóvel e vem buscando através dos meios legais recursos que possam mantê-lo de acordo com as exigências regulamentares.

A Ação civil pública, ajuizada pela Defensora Pública Gabriela Souza Cotrim, tem como objetivo principal fazer com que o município de Joinville cumpra a obrigação de preservar/restaurar o patrimônio histórico e cultural da cidade







Fale conosco
Acesse nossos canais.

Buscar por Termo:


Buscar em:


Notícias - Data:

De:
Até:

Agenda - Data:

De:
Até: